terça-feira, 9 de novembro de 2021

Mulheres com um Legado

Uma das coisas que me faz amar estar em Portugal é o meu convívio com a terceira idade. Eles tem tanta sabedoria, tanta coisa a nos ensinar... Ah como eu admiro.

Um dia dessa semana uma senhora de 92 anos muito querida do meu convívio me disse assim:

- Quando você nasceu todos a sua volta sorriram, mas você chorou. Viva de tal forma que quando você morrer, possas ir a sorrir, mas aqueles que ficarem chorem.

Essa frase me fez pensar em tanta coisa, me fez pensar no meu "Legado".

legado

1
2
le.ga.do
legado1
ləˈɡadu
nome masculino
1.
enviado de um Governo junto do governo de outro paísembaixador
2.
enviado do papa em missão especialnúncio apostólico
legado2
ləˈɡadu
nome masculino
1.
aquilo que se deixa por disposição testamentária a quem não é herdeiro legítimosucessão a título particular
2.
aquilo que as gerações passadas transmitem às atuais

Refletindo sobre o assunto acabei por pensar em algumas mulheres incríveis que deixaram um legado que sempre serão lembrado.

- Anne Frank (1945) quem nunca ouviu falar dela. Essa garotinha de apenas 15 anos que por 3 anos viveu escondida para fugir da fúria Nazista, mas que acabou por ser pega e levada ao campo de concentração, onde foi morta. Anne deixou registado em seu diário a luta de resistência contra o preconceito e ódio, mas em suas palavras seguidas de lágrimas há um encanto de esperança. 

-Valentina Tereshkova (1937) foi a primeira mulher a ir ao espaço.

- Malala Yousafzai (1997), essa menina paquistanesa defendeu o direito das meninas estudarem, a ponto de quase perder a própria vida em um atentado.

- Marie Curie (1934), ela não deixou a desejar nadinha para Eisten. Marie dedicou a vida a química, e descobriu elementos importantíssimos da atual tabela periódica que por consequência trouxe um avanço profundo na medicina, inclusive a invenção do raio-x.

- Maria da Penha (1945) hoje seu nome é titulo de uma lei, mas tamanha luta contra a violência domestica lhe custou o direito de andar, quando ficou paraplégica por conta da tentativa de execução de seu ex-marido.

- Ada Love (1840), essa informação é surreal, você sabia que foi essa mulher que inventou o computador. Sim, minhas amadas, não foi o Bill Gates (risos). Ada numa época onde a mulher nem sequer poderia estudar, muito menos desenvolver tecnologia. Ada desenvolveu o primeiro conceito de processamento de dados, dando o nome a isso de computador.

- Perpétua (Século II ou III), essa mulher convertida ao Cristianismo num momento de grande perseguição a igreja foi presa grávida pois pregava com ousadia as boas novas de Cristo. Em uma visita que recebeu de seu pai com seu bebe no colo ao amamentar, seu pai tenta convence-la de renegar sua fé para alcançar a liberdade e poder criar sua filha dignamente. Perpetua ao apontar um vaso que havia no canto da sala disse:

- Pai o que é aquilo? e ele disse, é um vaso! e ela respondeu, sendo assim eu posso dizer que aquilo é uma cadeira ou uma panela? Ele lhe respondeu; não minha filha, pois aquilo é de fato um vaso. Então ela lhe diz. Portanto assim como aquele vaso eu não tenho como negar minha natureza, eu sou uma Cristã.

Dias depois ela foi condenada a morte e decapitada.

Dentre essas mulheres há tantas outras que mereciam ser citadas mas não dá pra falar tudo aqui.


Talvez algumas delas você nunca tinha ouvido falar, mas o fato é que essas mulheres deixaram um legado.

Essas mulheres assim como eu e você deixaram uma história a ser lembrada, o fato é; Qual o legado você está deixando?

Quando vimos acima o conceito de legado, somos remetidas a Palavra de Deus.

No dicionário a Palavra legado remete a um "embaixador"

II Corintios 5:20 De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. 

Somos representantes do Senhor nessa terra, com uma missão!

O facto é que eu e você temos um propósito a cumprir, é certo que nem todas terão um legado público, nem todas foram chamadas para ir ao espaço, lutar por questões sociopolítica, algumas se destacarão nas ciências, outras com sua fé, e outras seu legado está na história de vida particular.

Uma dona de casa através do seu amor, caridade, serviço pode com toda certeza deixar um legado.

Uma simples funcionária de uma empresa, pode deixar um legado também para as pessoas que estão em sua volta.

Deixar um legado independe de posição, cargo ou destaque. Depende apenas da nossa boa vontade em fazer a diferença.

Fazer a diferença é fazer o nosso melhor.

Se você quer deixar um legado em alguma área, estude, se capacite, dedique horas a isso.

Quer deixar um legado para seus filhos? Seja a melhor mãe, a mais dedicada, a mais amável, a mais justa.

Quer deixar um legado entre as irmãs da igreja, passe horas de oração por elas, de bom testemunho, trate a todos com respeito e amor, exale os frutos do Espírito.

Avalie sua vida, se você morresse hoje, todos que te conhecem achariam que foi uma grande perda, que você faz falta, que você deixou muitos exemplos a serem seguidos ?

Ou será que chorariam por uns dias e depois tudo cairia no esquecimento e vida que segue. Será que depois de 10 ou 15 anos seus atos ainda estariam sendo lembrados.

Nossa vida como cristãs deve seguir o modelo Bíblico de Cristo e por consequência daqueles que eram seus imitadores.

A vida de Cristo e dos Apóstolos ate os dias de hoje são exemplo para nossa caminhada.

Sendo assim nossa vida de hoje deve ser vivida de tal forma que sirva de exemplo para as futuras gerações.

Se você não foi chamada para gerar um impacto na próxima geração de cientistas, teólogos ou influencers, seja aquela que vai ser o exemplo nas próximas gerações de sua família.

Que seus netos, bisnetos e até tataranetos, olhem para o passado e lembrem de você, sigam seu exemplo, mesmo sem ao mesmo terem lhe conhecido.

Isso é deixar um legado, começe já o seu.

Seja fonte de inspiração !

Busque fazer valer a pena sua vida (que seja para Glória de Deus)